ESCLARECIMENTO

A Fazenda Nova Canaã vem a público esclarecer que, diferentemente do que está sendo veiculado por parte da Imprensa (pautada pelo jornal Globo, que jamais procurou nosso projeto para noticiar sobre sua existência com pauta positiva, demonstrando as ações sociais realizadas e os muitos beneficiados), o que foi recebido por meio da CODEVASF, na verdade, foi tão somente a contribuição para uma ainda melhor prestação de serviços à população de Irecê, onde o projeto está instalado há 23 anos.

Desde agosto de 2000 até aqui, o projeto já beneficiou 2.396 alunos, de 4 a 18 anos; e mais de 2.200 famílias. Atualmente, são 495 alunos mantidos e 454 famílias beneficiadas diretamente. O que prova o total descaso desta mídia para com os menos favorecidos, senão estaria noticiando positivamente o fato de um projeto tão expressivo ter sido contemplado pelo serviço, que beneficiará, tão somente, a população menos privilegiada desta região de Irecê.

A Fazenda Nova Canaã, pertencente à ABPN — Associação Beneficente Projeto Nordeste —, nasceu há 23 anos, idealizada pelo Deputado Federal, Marcelo Crivella, que, assim como qualquer cristão, não apenas se solidariza, sente a dor, mas faz algo para ajudar quando se depara com a escassez e sofrimento alheios (que foi o que ele encontrou em Irecê, no sertão baiano). Por ser um projeto social mantido, majoritariamente, pelo incentivo privado, Crivella contribuiu também com recursos próprios.

Somos uma associação sem fins lucrativos. Organização do terceiro setor, reconhecida nacionalmente por zelar pelo futuro das próximas gerações, oferecendo educação de qualidade e outros serviços — o que é dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal.

Contamos com uma diretoria 100% voluntária — e voluntariado ativo para um trabalho social intenso e ininterrupto, de interesse social — complementar ao Estado.

Uma simples busca justa por parte do repórter, daria a ele a precisão dos fatos, para informar o que foi recebido por meio da CODEVASF, a quem de fato isso beneficiou e como é o procedimento para se receber tal serviço — no mínimo, má-fé o fato dessas informações não terem sido trazidas no mesmo texto.

Então, vamos lá: qual foi o serviço realizado? Asfaltamento das vias de circulação da Fazenda Nova Canaã, com o objetivo claro e necessário de facilitar o acesso do público (alunos, pais, colaboradores, voluntários), que antes ficava sujeito a atravessar a lama, nos períodos de chuva, ou a poeira, na seca.

Ainda vale ressaltar aquilo que o veículo em questão decidiu omitir em seu texto: em casos de obras públicas — que quando ocorre já tem sua destinação definida, como este asfaltamento —, o procedimento é muito claro: acontece a indicação da verba pelo parlamentar, neste caso, do Deputado Federal Marcio Marinho, por meio da emenda de bancada. Feito isso, a questão passa a ser gerida totalmente pelo órgão competente, a CODEVASF e o Ministério (sem qualquer interferência por parte de quem fez a indicação — o parlamentar —, tampouco da associação beneficiada). Ou seja, se há, verdadeiramente, alguma irregularidade, não é da responsabilidade ou mérito da nossa Instituição, tampouco do parlamentar — mas isso o caro repórter sabe bem, apenas decidiu não informar.

Significa esclarecer que, em momento algum a associação recebeu qualquer recurso em espécie, escolheu os fornecedores ou teve algum tipo de ingerência nas obras até a sua conclusão.

Quanto ao fato de sermos uma instituição privada (não governamental), isso em nada impede o recebimento dos serviços citados. Exatamente como acontece com as Santas Casas ou as Fundações Privadas de Ensino e Saúde, todas elas, ou pelo menos grande parte, beneficiárias de serviços ou mesmo recursos públicos repassados diretamente.

A própria CODEVASF, em sua resposta à publicação Globo “justificou o investimento ao afirmar que a instituição beneficiada pela obra presta serviços de caráter social e sem fins lucrativos, o que, na visão da estatal, assemelha-se a caráter público”.

Por fim, a Associação Beneficente Projeto Nordeste, Fazenda Nova Canaã, reafirma seu compromisso com o povo baiano, com a excelência dos serviços, com as leis e a justiça.

Últimas