
OBJETO:
Implementação e desenvolvimento do Projeto Futuro, no Distrito Federal, voltado à formação esportiva nas modalidades futebol e futsal, com foco no desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social.
RELAÇÃO ENTRE A PROPOSTA E OS OBJETIVOS E DIRETRIZES DO PROGRAMA:
A proposta apresenta uma abordagem ampla, inclusiva e educativa, promovendo a participação de crianças de forma lúdica, democrática e sem qualquer tipo de distinção.
O projeto será executado por meio de 5 núcleos esportivos, com oferta de atividades de futsal, ao longo de 12 meses, conciliando a prática esportiva com ações de desenvolvimento social. As atividades visam fortalecer vínculos comunitários, autoestima, saúde, disciplina e habilidades motoras, contribuindo para a redução de riscos sociais, a melhoria do rendimento escolar e o enfrentamento da evasão escolar.
Dessa forma, o Projeto Futuro promove o crescimento pessoal e coletivo, estimula valores de cidadania e contribui para a formação de crianças mais conscientes, participativas e integradas à comunidade.
PÚBLICO ALVO:
Serão atendidas 250 crianças, com faixa etária entre 6 e 10 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de estimular a prática esportiva, promover inclusão social, cidadania e desenvolvimento integral por meio do futebol e do futsal.
PROBLEMA A SER RESOLVIDO:
Muitas crianças na faixa etária de 6 a 10 anos encontram-se em contextos de vulnerabilidade social, com acesso limitado a atividades esportivas, lazer saudável e acompanhamento formativo estruturado.
A ausência de iniciativas contínuas e organizadas contribui para a ociosidade, dificuldades de socialização, baixa autoestima e maior exposição a riscos sociais. Nesse contexto, o Projeto Futuro busca suprir essa lacuna, utilizando o esporte como instrumento de inclusão social, fortalecimento de vínculos, promoção da cidadania e desenvolvimento integral.
Termo de Fomento Ministério do Esporte nº 935/2025 BAIXAR

